Jornal Correio Braziliense

Casamento Real

Kate participa sozinha em um último ensaio a 24h do casamento

Kate Middleton participou nesta quinta-feira em um último ensaio geral na Abadia de Westminster acompanhada pelo príncipe Harry, irmão e padrinho do noivo, alguns membros de sua família e suas damas de honra.

A noiva de 29 anos chegou em um comitiva de carros com vidros fumê à igreja de estilo gótico, junto à qual já estão acampados inúmeros admiradores do casal.

Depois de estar presente num primeiro ensaio na noite de quarta-feira, William, de 28 anos, marcou por sua ausência nesse ensaio no cenário do casamento, que já está decorado com árvores e flores e pronto para receber os 1.900 convidados.

Kate vai entrar na igreja caminhando por uma alameda de árvores alinhadas. Seis bordos do campo e dois choupos-brancos colocados em vasos gigantes confeccionados por artesãos em Highgrove, a casa do príncipe Charles, criarão um caminho verde na Abadia, enfeitada com flores britânicas e folhagens.

Grande parte da folhagem vem de fazendas reais e, depois do casamento, as árvores voltarão para Highgrove.

O primeiro dos bordos, de seis metros de altura e pesando mais de meia tonelada, foi levado ao local por cinco homens na terça-feira.

Shane Connolly, diretor-artístico da decoração de flores para o casamento real, disse que escolheu as árvores para refletir o "ethos medieval", o espírito que anima uma coletividade.

O casamento do segundo na linha de sucessão à Coroa, o mais importante realizado no Reino Unido em 30 anos, poderá, no entanto, ser ofuscado pela chuva prevista pelos serviços meteorológicos em vários momentos do dia.

"Poderá haver algumas precipitações nas primeiras horas do dia. Depois ficará seco durante algum tempo, mas, durante a tarde, há um risco crescente de novas chuvas, inclusive uma tempestade com trovoadas", explicou Paul Mott, do MeteoGroup.

Enquanto isso, os convidados exclusivos continuam chegando. Vários dos mais de 40 membros de outras casas reais, como o rei Constantino da Grécia, padrinho do noivo, e o rei de Tonga ou o Sultão de Brunei, já se encontra em Londres.

Na noite desta quinta-feira, participarão em um banquete com a rainha Elizabeth e seu marido Philip no luxuoso hotel Mandarin Oriental, onde também são esperados a rainha Sofia da Espanha, os príncipes de Astúrias, Felipe e Letizia, e os príncipes da Holanda, Willem-Alexander e Máxima.

Com tudo ensaiado, os noivos passarão sua última noite de solteiros junto à família. William deve cear na Clarence House com seu pai, o príncipe Charles, e sua madrasta, Camila, assim com o príncipe Harry.

A alguns metros dali, Kate Middleton ficará hospedada com seus pais e irmãos no elegante Hotel Goring, de onde sairá na sexta pela manhã usando seu vestido de noiva, em seus últimos passos como plebeia.

Como já havia sido antecipado pela imprensa, antes de pronunciar o "sim, aceito", a futura princesa seguirá o exemplo da falecida princesa Diana, mãe de William, e não prometerá obedecer o noivo em seus votos de casamento.

Ao invés disso, num estilo moderno, Kate prometerá "amar, confortar, honrar e proteger" o futuro marido.

Diana também optou por não dizer que obedeceria ao Príncipe de Gales durante a cerimônia de casamento em 1981.

Numa mensagem reproduzida no programa da cerimônia que será vendido como souvenir, William e Kate afirmam estar muito comovidos pelas reações das pessoas nesse momento de preparativos para "um dos dias mais felizes de nossas vidas".

"Estamos muito encantados que vocês se unam a nós para celebrar o que esperamos que será um dos dias mais felizes de nossas vidas", afirmam no programa que será vendido ao público.