Londres - As autoridades britânicas estão de olho na chuva que ameaça aguar o casamento do príncipe William e Kate Middleton na sexta-feira (29/4), em Londres, ao mesmo tempo em que intensificavam os preparativos de segurança para o grande dia, embora a polícia britânica assegure que não existe uma constância de ameaças, principalmente de ordem terrorista.
A Scotland Yard indicou que mais de 5.000 policiais estarão de serviço na sexta-feira na capital para a cerimônia na Abadia de Westminster, que contará também com a vigilância militar nas ruas. Mas fora um protesto de um grupo radical islâmico já previsto, as autoridades policiais afirmam não ter, por ora, informações específica que sugiram uma ameaça por ocasião do evento. "Em Londres operamos segundo critérios habituais para fazer frente a uma ameaça de terrorismo internacional, e mantemos a operação a este nível por motivo deste acontecimento", assegurou, em coletiva de imprensa oficial, Christine Jones, responsável policial de segurança.
O Reino Unido sofreu vários ataques por parte de militantes islamitas nos últimos anos. O mais sangrento deles foi um série de atentados na rede de transportes de Londres, em 7 de julho de 2005, que causou a morte de 52 pessoas.
A polícia admitiu que o grupo islamita radical Muslims Against Crusades negou-se a aceitar as condições impostas pelas forças de segurança para realizar um protesto e igualmente não assistiu a uma reunião prevista com a polícia na semana passada.
[SAIBAMAIS]Também haverá uma contramanifestação por parte da ultradireitista English Defence League (Liga de Defesa Inglesa), que organizou nos últimos meses protestos contra o Islã radical, muitas das quais foram acompanhadas de violência. No entanto, Jones insistiu que a polícia atuará de maneira firme e decisiva contra quem pretender atrapalhar a festa real.
Já os ingleses e as cerca de dois bilhões de pessoas do mundo inteiro aguardadas para o grande evento esperam contar com o céu azul e o sol que marcaram o feriado de Páscoa, mas se os prognósticos da agência meteorológica forem confirmados, deverá chover na sexta-feira e a noiva infelizmente terá de usar um guarda-chuvas para proteger o vestido que causa tanta expectativa. "É provável que no sul da Grã-Bretanha o céu esteja nublado e haja chuvas por alguns momentos", indicou nesta terça-feira à AFP uma porta-voz da agência de meteorologia, enquanto que alguns cruzam os dedos para que os meteorologistas errem os prognósticos.
Aisling Creevey, do MeteoGroup, no entanto, também prognostica chuvas para sexta-feira, e diz ainda que deverão estar acompanhadas de trovoadas. Mas com certeza a chuva não dissuadirá os milhares de turistas que chegaram a Londres ansiosos em acompanhar a cerimônia.
O brasileiro Toninho Oiticica e sua namorada, Gracinha, por exemplo, vão acampar em Clapham, um grande acampamento na periferia da capital britânica, para poder ver o evento. "A moda, adoramos a moda. Nós dois estudamos desenho, e queremos ver o vestido de Kate, e os trajes dos convidados", explicou Gracinha ao ser indagada o que os motivou a ir a Londres. "Vir aqui é um investimento porque acho que nos servirá de inspiração", acrescentou Toninho, de 27 anos.
Já a americana Marcia Fields foi para Paris atraída pela princesa Diana. "Eu adorava a Lady Di, chorei muito quando ela morreu", explicou a texana de 50 anos.