Jornal Correio Braziliense

Carnaval 2010

São Clemente abre os desfiles no Rio e faz homenagem à Cidade Maravilhosa

Aos 48 anos, a musa Luiza Brunet, mais uma vez, encantou a Sapucaí. No carnaval do Rio de Janeiro, a rainha da bateria da Imperatriz Leopoldinense guiou seus 3,2 mil súditos para mostrar ao público que o povo pode encontrar no samba a cura para todos os males. O enredo foi ;A Imperatriz adverte: sambar faz bem à saúde;, e a missão, mostrar que o ritmo carnavalesco é o melhor remédio. Na comissão de frente, doutores da alegria animavam pacientes em macas de hospitais, que também eram camas elásticas. Após um ;tratamento à base de samba;, os pacientes pulavam de alegria. Uma das novidades apresentadas pela bateria da Imperatriz foi o berimbau. O instrumento, tipicamente ligado à capoeira, foi adaptado para ser bem usado no samba.

Antes da festa, entretanto, um susto. Um princípio de incêndio em um carro alegórico foi motivo de apreensão para a escola momentos antes do desfile. A alegoria representando a África pegou fogo quando se preparava para entrar na Sapucaí, mas graças à atuação rápida da equipe de bombeiros, o fogo foi controlado a tempo de não prejudicar o desfile.

A primeira escola a desfilar foi a São Clemente, que retornou ao grupo especial depois de dois anos na categoria de acesso. Com o enredo ;O seu, o meu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza;, a agremiação apostou em carros alegóricos luxuosos para encantar o público e tentar agradar aos jurados.

Guerreira
A escola do bairro de Botafogo levou cerca de 3,2 mil componentes, divididos em 36 alas. A rainha de bateria, Bruna Almeida, desfilou com uma fantasia de guerreira, que, segundo ela, era para ;afastar tudo de ruim da São Clemente;. No começou do desfile, foi apresentado um carro alegórico em forma de quiosque na beira da praia. ;Anjos tropicais; foram apresentados durante o desfile, como criadores de belezas do Rio, como o Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea. Para não faltar o clássico ;malandro carioca;, uma ala trouxe 40 dançarinos vestidos de terno branco e cartola na cabeça. Na dança, muita ginga e malícia, representando a boemia da cidade maravilhosa.

Na concentração da São Clemente, o ator francês Vicent Cassel, que interpretou o papel do coreógrafo do filme Cisne negro, fazia imagens da escola. Ele não quis dar entrevistas e só disse que estava ali ;a trabalho;.

Até o fechamento desta edição, às 23h45, faltavam desfilar na avenida Portela ; única das agremiações atingidas por um incêndio no mês passado a se apresentar no domingo ;, Unidos da Tijuca, Unidos da Vila Isabel e Mangueira. A festa, hoje, está marcada para começar às 21h (veja quadro).

Agenda

Confira o horário programado para os desfiles das escolas de samba do Rio para a noite de hoje:

21h União da Ilha
22h05 Salgueiro
23h10 Mocidade Independente
0h15 Grande Rio
1h20 Porto da Pedra
2h25 Beija Flor