Jornal Correio Braziliense

Carnaval 2010

Blocos de enredo do DF entram no Ceilambódromo após liberação

Para fechar o primeiro dia de desfiles no Ceilambódromo, a Gaviões da Fiel entrou na avenida às 0h45 e saiu às 11h30. Com 102 componentes, o bloco esperava por 250 participantes, mas dois ônibus se perderam e não chegar a tempo do desfile. Ao todo, foram 6 alas, um carro alegórico e um casal de mestre-sala e porta-bandeira. O tema também foi em homenagem à mulher: Mulher, tua luta revela tua verdadeira beleza.

Antes, a Acadêmico do Riacho Fundo levou 50 minutos para completar o percurso, levando um carro alegórico, um casal de mestre-sala e porta-bandeira e 100 componentes dividios em sete alas. "Pela primeira vez conseguimos colocar o bloco na avenida, estou muito satisfeito", declarou Francisco de Assis, presidente e fundador.

O terceiro bloco também reverenciou a mulher com o tema De Vilma à Dilma, o Papel da Mulher na Sociedade. Na Unidos do Varjão, um problema quase não permitiu que a ala das crianças desfilasse. Por não portarem documentos, nem estarem acompanhadas pelos pais, a Vara da Infância e da Juventude não queria que as crianças participassem, mas acabou liberando. O presidente do bloco será autuado administrativamente. Ao todo, foram três carros alegóricos e 180 componentes divi
dos em 10 alas.

Criança na avenida

A Vara da Infância e da Juventude emitiu a portaria 003 de 28 de fevereiro de 2011 que regula a participação de menores no carnaval de Brasília. Crianças de cinco a doze anos só podem desfilar no chão. A partir disso, podem ir no carro, mas todas precisam de autorização por escrito dos pais, além de cópias dos documentos seus e dos responsáveis.

A fiscalização no primeiro dia de desfiles é ferrenha e quem descumprir será autuado administritivamente, podendo pagar multa de até 20 salários mínimos.