Belém - O bloco Pretinhos do Mangue é um dos sucessos do carnaval do Pará que começou ao acaso, quando, em 1989, três amigos foram ao município de Curuça, localizado a 107 km de Belém, e resolveram entrar no mangue para pegar caranguejo.
O objetivo era saciar a fome, mas os amigos se surpreenderam por não encontrarem caranguejos e, em protesto, desfilaram pela cidade com o corpo cheio de lama, o que passou a ser uma característica do carnaval na região.
Todos os anos, centenas de foliões invadem a cidade de 30 mil habitantes e fazem a festa com muita lama. O bloco desfila sempre com um apelo ecológico.
O tema deste ano do carnaval do Pretinhos do Mangue é o aquecimento global. A manifestação cresceu tanto, que o bloco foi incorporado ao patrimônio cultural imaterial do estado. Um trio elétrico e dois carros alegóricos estilizados de caranguejo estarão nas ruas hoje (15).
Amanhã (16), o desfile nas ruas de Curuça continuará sem previsão para terminar. A festa reúne, crianças, jovens e adultos
Em Belém, na segunda-feira de carnaval, a movimentação maior ficará por conta dos blocos carnavalescos. A partir das 18h, começará a apresentação na Aldeia Amazônica, uma espécie de sambódromo, onde se realizam as principais festas de carnaval da capital paraense.