Jornal Correio Braziliense

Carnaval 2010

Beija-Flor presta homenagem a Brasília no encerramento do 1º dia de desfile no Rio

A Beija-Flor foi a última escola a entrar na avenida, às 4h25 desta madrugada, e fechou com brilho o primeiro dia de desfiles do carnaval 2010 do Rio de Janeiro, a aproximadamente 5h45. Com o enredo "Brilhante ao sol do novo mundo, Brasília do sonho à realidade, a capital da esperança", a escola apostou nos 50 anos de Brasília e contou as histórias da construção da capital brasileira com muitas cores e brilho.

A escola Beija-Flor de Nilópolis foi muito bem recebida pelo público, que aplaudiu durante todo o desfile. Temas políticos que tivessem relação com os escândalos que envolvem o governo do Distrito Federal que ganharam repercussão nos últimos meses não foram abordados.

Quem esperava qualquer reação ou manifestação contra a escola que homenageou o aniversário de 50 anos da capital se deparou com uma platéia receptiva e animada que cantou o enredo até o fim. Para dizer que o assunto não foi lembrado durante o desfile, havia uma faixa solitária esticada no fim de uma arquibancada, com o nome do govenador licenciado José Roberto Arruda que está preso desde quinta-feira (11).

Capital da esperança

A comissão de frente da escola de Nilópolis teve como destaque, um beija-flor azul no topo de uma réplica da Catedral de Brasília. A segunda ala das baianas também trouxe a cadetral como temática nas rodadas saias. As alegorias contaram as histórias dos pioneiros que ajudaram a construir Brasília e sobre a audácia do presidente Juscelino Kubitschek em trazer a capital para o centro do país.

A bateria, composta por 265 ritmistas, estava fantasiada de Dragões da Independência, os homens que fazem a guarda e segurança do presidente da República. Enormes e luxuosos carros alegóricos desfilaram no sambódromo como a alegoria que trouxe um tamanduá de 10 metros na frente, representando a Missão Crulz, constituída para demarcar a área da futura capital federal.

Com informações de Jane Godoy