O carnaval tomou conta das ruas do Rio de Janeiro neste sábado (13/02) ensolarado e de praias cheias. De norte a sul da cidade, mais de 30 blocos e bandas animam os cariocas e os turistas, que podem se divertir de graça, com muito samba e marchinhas.
A concentração maior de blocos é na zona sul da cidade. Só em Copacabana fazem a festa quatro blocos: pela Avenida Atlântica seguia pelo lado da praia o bloco Ulalá Balance, arrastando cerca de 300 pessoas. No sentido oposto, o já consagradao Dois Pra Lá, Dois Pra Cá, tendo à frente o dançarino Carlinhos de Jesus, chegava até a praia, arrastando mais de mil pessoas.
Entre os postos 5 e 6 de Copacabana, duas bandas tradicionais animavam os foliões: a banda da [rua] Bolívar e a Banda da [rua] Sá Ferreira, que neste ano faz uma homenagem a dois importantes personagens do rádio brasileiro: os jornalistas Luiz Mendes, da Rádio Globo, e Daisy Lucidi, da Rádio Nacional. Eles foram eleitos padrinho e madrinha da Banda da Sá Ferreira, que anima os cariocas há 39 anos.
Daisy Lucidy ressaltou o papel fundamental das bandas e blocos no resgate do carnaval de rua da cidade: ;Eu já brinquei muito o carnaval de rua e andava por toda a cidade. A festa não pode ser elitista, fechada só dentro de clubes caros ou no Sambódromo. O bonito é isso, ver todo mundo sambando, de forma democrática;.
Outra banda importante na história do resgate do carnaval carioca é a de Ipanema, que desfilava na região da Praça General Osório, no próprio bairro, arrastando uma multidão de foliões fantasiados com muita originalidade e bom humor.