Belém ; Cerca de 3 mil policiais militares vão fazer a segurança da festa de carnaval na região metropolitana de Belém e em 33 municípios do interior do Pará.
O policiamento será intensificado em locais estratégicos onde há maior incidência de tráfico de drogas, segundo o coordenador-geral das ações de segurança do Carnaval 2010, coronel Augusto Leitão. Denominado de Folia da Paz, o esquema especial está funcionando desde ontem (11).
Augusto Leitão informou que o investimento total da Polícia Militar para o carnaval é de R$ 500 mil, que inclui o pagamento de diárias dos policiais, combustível, alojamento, alimentação e despesas administrativas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará vai atuar até 16 de fevereiro, na Operação Carnaval Guarda Vidas 2010 em ações preventivas nas praias e nos rios. Haverá operações especiais também na Aldeia Amazônica ; onde é realizado o desfile das escolas de samba ; e nas estradas do estado.
A Operação Guarda Vidas dos bombeiros compreenderá os serviços de proteção e prevenção balneárias, por salva-vidas, e será realizada em 19 localidades, num total de 22 balneários. A operação contará com o apoio de 12 embarcações, entre lanchas, ambulâncias, botes e jet skis.