Salvador - O carnaval de Salvador foi aberto oficialmente com uma homenagem à criação do trio elétrico. A cerimônia de abertura, na noite de ontem (11), ocorreu na mesma Praça Castro Alves onde há 60 anos os músicos Dodô e Osmar inventaram o trio elétrico a bordo do velho Ford Bigode 1929 (chamado de Fobica).
Para marcar a data, o velho Fobica foi retirado da Casa da Música ; onde fica exposto ; e levado às ruas de Salvador em cima de um caminhão do Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar.
Neste circuito mais popular, nada de abadás. Cordas foram usadas apenas para fazer a segurança do governador Jaques Wagner e do prefeito João Henrique, que subiram no Fobica para fazer a entrega das chaves da cidade ao músico Pepeu Gomes ; o Rei Momo do Carnaval deste ano. Dentro do carro também estavam os herdeiros de Dodô e Osmar, que tocaram a música Fobicão 60, composta especialmente para o carnaval deste ano.
;São 25 anos da axé music e 60 anos do trio elétrico. Para nós, é uma satisfação imensa que a tradição baiana se perpetue;, disse o vice-prefeito e coordenador do carnaval de Salvador, Edivaldo Brito.
A expectativa da Empresa Salvador Turism o (Saltur), órgão da prefeitura que coordena as atividades turísticas da cidade, é de que a cidade receba mais de 500 mil turistas durante o carnaval. Eles deverão curtir os dias de festa nos concorridos trios do circuito Barra-Ondina (que exigem abadás) ou os blocos mais populares que ficam no Centro Histórico ou nos bairros. Segundo a Saltur, cerca de 220 mil empregos temporários devem ser gerados com a festa.
;Tenho certeza de que esse vai ser um grande Carnaval;, disse o governador da Bahia Jaques Wagner.