Jornal Correio Braziliense

Carnaval 2010

Folia também passa pelas cidades da Grande BH

Municípios da região montaram uma programação especial para os dias de reinado de Momo, com destaque para Nova Lima, Sabará e Santa Luzia

O carnaval já está na área, tamborins animam rodas de samba e foliões terminam a fantasia para cantar e dançar até a madrugada de quarta-feira. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, cidades históricas e com forte vocação para a festa, como Santa Luzia, Sabará e Nova Lima, abrem alas para os visitantes e apresentam uma extensa programação, que inclui bailes populares, desfile de blocos caricatos e de escolas de samba, batalha de confete e outras atrações para encher as ruas de cor, alegria e agito. Com o calorão e a previsão de tempo bom, a ordem é entrar no clima e deixar o corpo em ebulição para aproveitar cada segundo de farra. E, se vier água do céu, tudo bem: ;chuva, suor e cerveja;, como diz a velha marchinha elétrica.

Em Santa Luzia, a 27 quilômetros da capital, o tema da vez é Carnaval das cores, que pretende contagiar milhares de pessoas na Rua Direita, no Centro Histórico, e na Avenida Brasília, no distrito de São Benedito. Quem passa nas duas vias públicas já pode ver a montagem da decoração, feita com malha elástica, que, como manda o enredo, tem muito amarelo, vermelho, roxo, azul, prata e outros tons fortes, com iluminação direta em cada um, para dar mais beleza e brilho ao reino de Momo.

A abertura oficial, no Centro de Santa Luzia, será na sexta-feira, mas amanhã a cidade recupera antiga tradição e promove, às 20h, a Batalha de Confete, informa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Gabrich Fonseca: ;Um carro, com um canhão acoplado, vai passar pela Rua Direita, disparando os pedacinhos coloridos de papel, tudo ao som das bandas de música Estrela de São João e Geraldo Luís de Brito. Há lugar para todo tipo de música, principalmente as eternas marchinhas;. Na mesma noite, 13 blocos vão contagiar o povo com a sua bateria e alegorias. Em São Benedito a abertura será no sábado, às 20h, com a banda MP 6.

Em Nova Lima, a 22 quilômetros de BH, o grande chamariz está nos blocos, em especial o dos Sujos, que sai no domingo de manhã (9h), com a concentração no Bicame, e promessa ; sempre cumprida! ; de arrastar cerca de 50 mil pessoas. Moradores e turistas se esbaldam, pois quem manda é a muvuca completa e sem limite.

O tema é Carnaval do coração da gente, diz o secretário municipal de Comunicação, Marcos Augusto, lembrando que o objetivo é fazer uma festa tranquila, com toda a segurança, para a família. Embora a folia esteja comendo solta na cidade, a abertura oficial será na sexta-feira, às 22h, com desfile de blocos no Centro Histórico, do Bicame à Praça Bernardino de Lima. Para garantir mais segurança, trios elétricos só vão desfilar em parte plana da cidade.

Alegria com segurança

Na paisagem, casarões históricos e monumentos coloniais. E, no pé, samba para ficar na história. Bem perto de BH, a 19 quilômetros, Sabará também prepara uma grande festa para os milhares de foliões que chegam à procura de diversão. E também de conforto. De acordo com o secretário municipal de Turismo, André Alves, serão instalados 70 banheiros químicos, além dos banheiros públicos ; ;o maior número da história dos carnavais da cidade;. Sabará Folia ; Alegria com segurança é tema, e o público esperado é de 20 mil a 30 mil foliões no Centro Histórico e nas regionais, diz Alves. Para garantir mais segurança aos foliões, Sabará vai manter o "passa-um", que é um sistema no qual as entradas do Centro Histórico são monitoradas pela Polícia Militar. ;Com isso, todas as pessoas que entram no circuito são revistadas;, diz o secretário.

Força dos blocos

Foram entregues na terça-feira, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, os cheques assinados pelo governo de Minas, via Cemig, para dar uma força ao carnaval da cidade, com distribuição de recursos para blocos e escolas de samba. A liberação do dinheiro se tornou possível graças ao empenho de vereadores, que montaram, no Legislativo, a Frente Parlamentar Municipal em Defesa do Carnaval. Serão beneficiados o SambaDez, que reúne seis escolas de samba do grupo 1 e seis escolas do grupo 2; a Liga Independente das Agremiações Carnavalescas de Minas Gerais (Liac), que reúne três blocos caricatos; e a Associação Cultural dos Blocos Caricatos (ACBC), que reúne outros oito blocos.