Jornal Correio Braziliense

Carnaval 2010

Governo garante desfiles no Ceilambódromo. Uniesbe ainda discutirá o assunto em reunião.

Tentando colocar um ponto final na polêmica sobre os desfiles das Escolas de Samba de Brasília, a Secretaria de Cultura, a Brasíliatur e a Secretaria de Segurança Pública ratificaram numa coletiva feita nesta quarta-feira (10/2): a programação no Ceilambódromo continua de pé.

O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Brasília (Uniesbe), Geomar "Pará" Leite, chegou a declarar nesta terça-feira à noite (9/2) que os desfiles estavam cancelados. A menos que o governo atendesse algumas garantias pedidas por Pará, como premiação dos vencedores do desfile e transporte dos integrantes, as escolas não sambariam neste Carnaval.

Apesar disso, o secretário de cultura, Silvestre Gorgulho, disse na coletiva de hoje que conversou com o presidente da Uniesbe, lembrando de alguns aspectos contratuais das escolas com a Brasíliatur, e respaldado por isso garantiu que os desfiles não serão cancelados.

Por sua vez, Geomar Leite disse que se reunirá com os presidentes das Escolas de Samba, a partir das 18h, para deliberar sobre o assunto.

Números do carnaval candango 2010

A secretaria aproveitou a mesma coletiva para divulgar oficialmente as bandas que animarão o Carnaval de 2010 em Brasília. Várias bandas locais e algumas atrações nacionais, tais como Luiz Caldas, Margareth Menezes e Banda Beijo, farão apresentações no Ceilambódromo, no Granfolia (próximo a Rodoviária do Plano Piloto) e em todas as cidades do DF a partir desta sexta-feira (12/2).

Para o folião, as atrações são gratuitas. Para o governo, o total desembolsado para custiar tudo isso chega a passar dos R$ 6,6 milhões. Contudo, para tanto foram criados 4500 empregos diretos e indiretos para cuidar da parte técnica das festas.

Com informações de Ariadne Sakkis