Neto e filho de pastores da Igreja Batista Ebenezer, em Atlanta (Geórgia), Martin Luther King Jr. nasceu em 15 de janeiro de 1929, na mesma cidade. Durante a infância, frequentou escolas públicas segregadas.
Formou-se em sociologia em 1948, pelo Morehouse College, instituição para afro-americanos, e prosseguiu os estudos no Seminário Teológico Crozer, na Pensilvânia.
O casamento com Coretta Scott lhe deu quatro filhos. King começou a se engajar na luta pelos direitos civis no início da década de 1950, como membro do Comitê Executivo da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP).
Em dezembro de 1955, aceitou a liderança da primeira manifestação antirracial não violenta dos EUA ; um boicote aos ônibus de Montgomery, no Alabama, em resposta ao preconceito sofrido por Rosa Parks, afro-americana coagida a ceder seu assento a um branco.
Em 1957, King foi eleito presidente da Conferência de Liderança Cristão do Sul, organização pioneira no movimento dos direitos civis. Em 1964, ganhou o Prêmio Nobel da Paz, quatro anos antes de ser assassinado em Memphis, no Tennessee.