Uma sessão solene em homenagem ao aniversário de 49 anos de Brasília foi realizada nesta segunda-feira (20/4) no plenário da Câmara dos Deputados. Na ocasião estiveram presentes deputados da bancada do Distrito Federal, pioneiros e representantes de instituições.
Entre os destaques do evento, esteve a exibição do documentario Pioneiros, dirigido pela cineasta Tânia Quaresma, o qual traz depoimentos dos velhos construtores e de jovens ainda entusiasmados com a vida na capital do país. O presidente Juscelino Kubitschek foi citado por todos os oradores como o autor de uma das maiores obras da humanidade ao inaugurar Brasília aos 21 dias de abril de 1960.
O presidente da Associação dos Pioneiros, o médico Ernesto Silva, 94 anos, também esteve presente e destacou os prós e contras apresentados atualmente pela capital. "O brasiliense não está cumprindo a preservação ambiental. Tem igrejas no setor hoteleiro e no setor comercial. É uma desfiguração de Brasília", disse.
Durante a cerimônia, deputados, representantes de diversas comunidades e instituições do Distrito Federal prestaram uma homenagem à Capital Federal, relembrando a história da cidade desde sua construção, seu desenvolvimento, e sua consequente maturidade. ;Somos fruto de uma utopia que brasileiros extraordinários tiveram a ousadia de conceber há quase 50 anos;, afirmou o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), autor do requerimento para a homenagem à capital.