Jornal Correio Braziliense

ir2016

Começa nesta terça-feira o prazo de entrega das declarações de IR

Mais importante do que ter pressa, porém, é juntar comprovantes para não ter dor de cabeça

A pressa pode ser inimiga do contribuinte na hora de entregar a declaração do Imposto de Renda, avisam os especialistas. Erros de digitação, como inverter a ordem de números ou trocar ponto por vírgula, são comuns e podem ser um transtorno. Portanto, faça a declaração com calma, tome conhecimento das regras para este ano, junte os documentos e comprovantes e comece. O prazo de entrega, que começa hoje, vai até as 23h59 de 29 de abril, logo há tempo para evitar dores de cabeça no futuro.



Deixar para declarar nos últimos dias do prazo pode não ser uma boa opção. A bancária Luciene Maria Silva, 52 anos, por falta de tempo, sempre prestou contas ao Fisco no último dia. ;A minha vida era muito corrida, então, eu acabava me preocupando com isso só quando já estava no limite;, relata. Este ano, pretende não passar pelo sufoco que foi a entrega em alguns momentos. ;Teve uma vez que acabou a luz no último dia de declaração. Em outra ocasião, deixei de incluir recibos por falta de informação. Tudo isso aconteceu comigo e foi uma dor de cabeça;, conta.

Mas, se a entrega nos primeiros dias garante devolução mais rápida, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindicont-SP), Jair Gomes de Araújo, chama a atenção para uma vantagem que quem entrega mais tarde tem: a correção do valor pela taxa básica de juros (Selic), atualmente em 14,25% ao ano. ;Essa taxa é superior à da poupança e de muitas aplicações em fundos, e vários clientes preferem adiar a prestação de contas para aproveitar esse rendimento;, afirma o contabilista.