O bloqueio de milhares de contas usadas no pagamento do auxílio emergencial voltou a formar filas nas agências da Caixa Econômica Federal nesta quarta-feira (22/07). Por conta disso, o banco vai permitir que algumas inconsistências cadastrais sejam resolvidas por meio do aplicativo Caixa Tem a partir desta quinta-feira (23/07).
Segundo a Caixa, as contas do Caixa Tem que foram bloqueadas nos últimos dias são suspeitas de fraudes ou têm inconsistências cadastrais. Por isso, quem teve a conta bloqueada indevidamente vai precisar mostrar ao banco os seus documentos para poder voltar a movimentar esses recursos. A forma dessa verificação, contudo, vai variar conforme o tipo de bloqueio. Por isso, é preciso verificar a situação da sua conta no aplicativo Caixa Tem antes de se dirigir a uma agência.
"Realizamos o bloqueio de diversas contas e separamos em dois grandes grupos. 51% dessas contas têm grandes indícios de fraudes e estão bloqueadas. Para o desbloqueio, há a necessidade de ir às agências, de acordo com a data do próximo recebimento. Mas o segundo grupo, de 49%, tem indícios de problemas cadastrais. Então, vamos fazer sem precisar ir à agência, de maneira digital, mais rápida", informou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Segundo ele, essa possibilidade estará disponível a partir desta quinta-feira no aplicativo Caixa Tem.
O app vai mostrar a seguinte mensagem para as 51% das contas que foram bloqueadas por suspeita de fraude: "É necessário regularizar seu acesso. Procure uma agência, de acordo com o calendário de recebimento". Esse brasileiro deve, então, ir à Caixa, munido do seu documento de identidade, no dia em que receberá a próxima parcela do auxílio emergencial. "Neste grupo, esperamos que poucos vão às agências, porque os indícios de fraude são muito claros", destacou Guimarães.
Já o segundo grupo, das inconsistências cadastrais, vai se deparar com a seguinte mensagem: "Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp". A mensagem virá com um link para a conversa com a Caixa. E Guimarães garantiu que a validação dos documentos que forem enviados dessa forma será realizada em até 24 horas. "Nós vamos fazer sem precisar ir à agência, de maneira digital, mais rápida. Desta maneira, esperamos acelerar a solução desses problemas e evitar aglomerações, que não queremos em especial nesse momento de pandemia", afirmou.
Saiba Mais
Guimarães revelou na semana passada que hackers invadiram contas do Caixa Tem para desviar o dinheiro dos beneficiários dos R$ 600. "Desviar dinheiro da população mais carente em um momento de pandemia é algo inaceitável. A Caixa irá forte contra este tipo de malefício", reiterou nesta quarta-feira. Ele não deu mais detalhes dessa investigação para não atrapalhar o trabalho que vem sendo realizado com a PF.