Economia

Em balanço, MME destaca isenção na conta de luz e socorro ao setor elétrico

Na comemoração dos 60 anos do Ministério de Minas e Energia, a pasta apresentou ações para minimizar efeitos da pandemia e de continuidade na condução das políticas públicas

Em um balanço das ações do Ministério de Minas e Energia (MME), em razão dos 60 anos da pasta, o ministro Bento Albuquerque ressaltou, nesta quarta-feira (22/7), que 10 milhões de unidades consumidoras de famílias de baixa renda, com consumo inferior a 220 quilowatts por hora (kWh), foram beneficiadas durante a pandemia com isenção do pagamento na conta de luz. “O nosso setor, mesmo durante a pandemia, manteve aquilo que estava planejado. Houve expansão na geração de 3 gigawatts”, pontuou.

Albuquerque ressaltou que o número de casos de recuperados da covid-19 cresceu mais de 50% nos últimos 30 dias e lamentou a morte de 18 colaboradores do ministérios pela doença. Também informou que a inadimplência do setor elétrico, que superou 10% no momento mais crítico, voltou a cair e está em 2%. A redução na carga (consumo mais perdas do sistema), que foi de 20% no auge da pandemia caiu para 2% em julho. 

“Itaipu bateu recorde de produtividade, utilizando 99,4% da capacidade, com participação de mais de 11% no abastecimento”, elencou. Albuquerque também falou da primeira operação de socorro às distribuidoras, a Conta-Covid, cujos contratos foram assinado nesta quarta-feira (27/7), com um desembolso total de R$ 15,3 bilhões. “Isso será capaz de atenuar os efeitos tarifários em 2020, que serão reduzidos em até 4 vezes”, destacou.

Saiba Mais

Segundo o ministro, houve uma queda expressiva no consumo de combustíveis por conta da pandemia e um aumento na demanda por GLP, o gás de cozinha, em função das medidas de isolamento que mantiveram as pessoas mais tempo em casa. “Já há sinais de recuperação em quase todos os combustíveis, a exceção do QAV (querosene de aviação)”, afirmou. 

Albuquerque disse que o setor mineral, com insumos essenciais, foi mantido. “Houve participação do setor em termos de doação de equipamento para amenizar essa situação de calamidade. O minério de ferro teve importante papel, representou 44% das exportações do país, cerca de US$ 9,4 bilhões”, sustentou.