O projeto de autonomia do Banco Central (BC) deve ser votado pelo Senado nos próximos 30 dias. O prazo tem sido trabalhado pelo governo e foi informado pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, nesta quarta-feira (22/07).
"O Congresso está maduro para votar. Tenho conversado com o presidente Rodrigo Maia, com o presidente Davi Alcolumbre. A ideia é votar no Senado em torno de 15 de agosto", avisou o presidente do Banco Central, ao ser questionado sobre o assunto em live do Valor Econômico.
Roberto Campos Neto lembrou que o Congresso já estava trabalhando para votar o projeto no fim do ano passado, mas precisou inverter sua ordem de prioridades devido à pandemia do novo coronavírus.
Ele lembrou, por sua vez, que a autonomia será fundamental para os trabalhos da autoridade monetária e que os parlamentares não têm mostrado resistência ao projeto. "Em alguns momentos, quando estava negociando a PEC da covid, inclusive, alguns parlamentares falaram que estariam de acordo em dar poderes extras ao BC se já tivesse a autonomia. Parlamentares que votaram contra o projeto", contou.