"A gente vai fazer agora um processo já começando em outubro - ou seja, a gente está antecipando um passo dessa abertura - que é onde as pessoas já podem entrar e cadastrar como elas querem ser identificadas no sistema. Então, a partir de outubro as pessoas poderão entrar e se cadastrar", anunciou o presidente do BC, Roberto Campos Neto, em live do Valor Econômico, nesta quarta-feira (22/07).
Segundo Campos Neto, o objetivo é que os brasileiros que têm conta bancária e desejam realizar pagamentos instantâneos a partir de novembro informem como desejam ser identificados pelo PIX. Ou seja, criem suas chaves de endereçamento do PIX, vinculando a conta bancária a informações como o e-mail, o telefone e o CPF ou CNPJ. Em nota, o BC acrescentou que o cadastro deve ser feito no aplicativo bancário já utilizado pelos consumidores.
O presidente do BC ainda disse que, com essa antecipação dos cadastros, espera-se que o PIX comece a operar de forma mais robusta em novembro. "Essa fase a gente adiantou para quando chegar em novembro a gente ter um sistema já mais robusto e começar a operar mais rápido", explicou.
"Antes previsto para iniciar em 3 de novembro, o registro foi antecipado para que os clientes e as instituições tenham mais tempo para se familiarizar com o Pix", acrescentou o BC em nota. O comunicado reforça que as datas de lançamento dos sistemas instantâneos não foram alteradas. Ou seja, o PIX será lançado em 3 de novembro para um grupo reduzido de clientes bancários e em 16 de novembro para toda a população.