Economia

Caixa Tem volta a dar problema, com relato de sumiço do auxílio emergencial

Usuários do app da Caixa dizem que o dinheiro do benefício desapareceu do saldo e relatam erros na plataforma

O aplicativo Caixa Tem é alvo de reclamações de clientes mais uma vez nesta terça-feira (14/7), com clientes relatando inconsistências no sistema e o "sumiço" do auxílio emergencial e do FGTS emergencial das contas.

Nas redes sociais, usuários usam as hashtags #CaixaNãoTem e #CaixaTemNãoFunciona para denunciar o problema. O banco liberou nesta terça-feira as opções de saque e transferência do auxílio emergencial de R$ 600 a 1,3 milhão de trabalhadores — a Caixa permite primeiro a consulta do saldo do FGTS e auxílio emergencial, e só depois libera efetivamente o saque.

No entanto, alguns usuários relatam que o dinheiro do auxílio emergencial sumiu do aplicativo antes de ser solicitada alguma transferência. O Correio pediu esclarecimentos ao banco, que admitiu instabilidade no acesso no aplicativo por causa do pico de acessos. Quanto ao "sumiço" do dinheiro, a assessoria informou que enviou a demanda para a área técnica. A reportagem continua aguardando a resposta.



Problemas no Caixa Tem desde o início de julho

Desde o início do mês, usuários relatam problemas constantes ao utilizar a ferramenta. Muitos não conseguem salvar dados, pagar boletos ou verificar o saldo. Os clientes também denunciam a lentidão do sistema. Em alguns casos, é necessário aguardar mais de duas horas na fila de espera virtual do app.






Saiba Mais

Sobre esses problemas anteriores, a Caixa atribuiu os erros a uma "possível intermitência momentânea" nos horários de pico. De acordo com a instituição, foi realizada "uma série de melhorias no Caixa Tem" e o banco está "otimizando soluções e infraestrutura para melhor atender a todos os brasileiros". O banco informou que as melhorias eram visíveis, "com a diminuição brusca no tempo de espera para acessar o aplicativo". 

A Caixa informou ainda que o aplicativo ultrapassou a marca de 59 milhões de poupanças sociais digitais, 20,6 milhões de pagamentos de boletos e 6 milhões de compras com QR Code. São em torno de 41,2 milhões de brasileiros acessando regularmente a plataforma.