A Portaria Conjunta Nº 27, publicada nesta quarta-feira (8/7) no Diário Oficial da União (DOU), adia para 3 de agosto a reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O retorno das atividades presenciais estava previsto para a próxima segunda-feira (13/7), mas foi adiado depois que servidores do órgão manifestaram a possibilidade de uma “greve sanitária”.
O documento, assinado também pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, trata apenas das datas para retomada para retomada do atendimento. A última sexta-feira deste mês (31/7) é colocada como limite para o atendimento remoto exclusivo, pelo site e central telefônica (135).
Entretanto, nota publicada no site do INSS detalha como será a retomada a partir de agosto. Segundo o órgão, o funcionamento das agências será gradual e com horário reduzido, seis horas contínuas, exclusivo para quem fizer agendamento em um dos canais já disponíveis. Perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional, suspensas até o momento, também devem ser voltar.
Saiba Mais
Ainda segundo a nota, ficará a cargo do INSS a disponibilização de um painel eletrônico com informações sobre cada unidade – modalidade de funcionamento, horários e serviços oferecidos. Medidas tomadas no início da pandemia, como simplificação de procedimentos, dispensa de exigências e oferta de serviços remotos, seguem valendo mesmo com a reabertura.