Apesar do aumento de seis pontos percentuais entre abril e maio, esse dado é o segundo menor para toda a série histórica, iniciada em 2011, e se encontra 12 pontos percentuais abaixo do nível registrado no mesmo período de 2019, segundo a CNI..
De acordo com o levantamento da entidade, a queda na produção em maio continuou e os índices de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) continuam elevados, apesar de um leve aumento no mês passado. Os dados mostram que os indicadores da atividade continuam abaixo da linha de 50 pontos, o que indica queda na produção.
O índice de evolução da produção em maio ficou em 43,1 pontos, 6,9 pontos abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Essa é a segunda pior variação registrada no mês de maio, atrás somente do ano de 2015, quando o índice alcançou 41,4 pontos.
No mês passado, o UCI aumentou 5,8 pontos em maio, para 29,7 pontos, segundo a pesquisa. Valores abaixo de 50 indicam desaquecimento da atividade. “Apesar da recuperação, a atividade continua muito baixa: o índice se encontra 13,2 pontos abaixo do nível de maio de 2019 e 20,3 pontos abaixo da linha divisória de 50 pontos”, informou relatório.