O distanciamento social acelerou a criação de alternativas para realizar pagamentos e vendas de maneira remota. O Facebook escolheu o Brasil para entrar na disputa pelo mercado de meios de pagamentos por meio do Whatsapp, o aplicativo de conversas. O serviço será prestado em parceria com players locais como Banco do Brasil, Cielo, Nubank e o Sicredi.
“Estamos começando a lançar pagamentos para pessoas que utilizam o WhatsApp no Brasil. Estamos facilitando o envio e o recebimento de dinheiro como o compartilhamento de fotos”, informou ontem o executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, em seu perfil nas redes sociais. O serviço também estará disponível para pequenas empresas, que poderão fazer vendas diretamente pelo WhatsApp. Para isso, a marca está criando o Facebook Pay.
“A nova função de pagamentos ajudará os comerciantes a se adaptarem à economia digital”, analisou o CEO da Nexcore, Ricardo Zanlorenzi. De acordo com o presidente do BB, Rubem Novaes, a iniciativa reforça o protagonismo do banco como instituição inovadora. “A indústria financeira passará por enormes transformações em um curto espaço de tempo. Estamos preparados para as iminentes disrupções no setor bancário”, disse.
* Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo