Economia

Os MEIs da quarentena

Após as crises econômicas, é normal aumentar o número de empreendedores. O Monitor Global de Empreendedorismo (GEM, na sigla em inglês) mostra que a taxa de empreendedorismo inicial, que considera os negócios formais e informais com menos de 3,5 anos, teve picos de crescimento no Brasil tanto na crise de 2008, quanto na de 2015. Na primeira, a taxa saiu de 12%, em 2008, para 15,3%, em 2009, e 17,5%, em 2010. Na última, passou de 17,2%, em 2014, para 21%, em 2015.

O GEM estima que a taxa vai saltar dos atuais 23,3% para o recorde de 25% neste ano em virtude da crise do novo coronavírus. Afinal, antes de a pandemia fechar milhares de postos de trabalho país afora, 88% dos brasileiros que queriam abrir um negócio já admitiam que uma das motivações para empreender era “ganhar a vida, já que o emprego é escasso no Brasil”. O índice era o nono maior do mundo e crescia entre as mulheres (90,8%), os negros (90%) e a faixa etária entre 35 e 54 anos (91,6%), que devem a ser os mais afetados pelo avanço do desemprego e a maior parte dos novos empreendedores brasileiros.

“Com a pandemia, houve a paralisação de muitas atividades, que levou a demissões. Muita gente ficou sem renda e, por necessidade, vai criar um negócio. Por isso, a projeção é de que um em cada quatro brasileiros estará no grupo de pessoas que tentarão abrir um negócio, seja formal, seja informal”, revela o analista do GEM no Sebrae, Marcos Bedê.

O especialista orienta, contudo, paciência e planejamento, porque parte dessas empresas que são abertas por necessidade, no ímpeto em meio a uma crise econômica, corre o risco de fechar depois de algum tempo. Como a crise da pandemia será mais forte do que as anteriores, os “MEIs da quarentena” precisam avaliar bem o seu negócio, sem metas de faturamento muito ousadas, porque a retomada será lenta.

Mortalidade

“A taxa de mortalidade dos pequenos negócios varia entre 20% e 30%. E tende a subir quando é a necessidade que puxa o aumento do empreendedorismo. Por isso, é importante identificar uma oportunidade de negócio, estudar o mercado e colocar no papel quanto deve sair e entrar de dinheiro antes de tomar a decisão”, recomenda Bedê.

O ambiente de negócio brasileiro não é favorável ao aumento do empreendedorismo, porque os brasileiros enfrentam burocracia nas políticas públicas, além de falta de apoio financeiro e um clima político-econômico instável.

Segundo o Sebrae, 52% dos microempreendedores individuais pararam de funcionar na quarentena, 89% sofreram queda de faturamento e 68% dos que buscaram empréstimos não tiveram o pedido aprovado pelos bancos. E 32% dos microempreendedores ficaram inadimplentes.