O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, foi eleito presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês) - o Banco do Brics. Ele assumirá a instituição em julho, deixando a secretaria de Comércio Exterior nas mãos do economista Roberto Fendt.
Troyjo já era cotado para assumir o Banco do Brics, mas foi formalmente eleito presidente do NBD nesta quarta-feira (27/05). Ele foi escolhido por unanimidade pelo Conselho de Governadores do banco para comandar a instituição nos próximos cinco anos.
O brasileiro será o segundo presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, que foi criado em 2014 com o intuito de congregar as principais economias emergentes do mundo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o BRICS) e desde então era conduzido pelo indiano Kundapur Vaman Kamath.
Saiba Mais
NDB
Informalmente conhecido como Banco do BRICS, o NBD tem como objetivo o financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, sejam eles públicos ou privados, nos países emergentes. Para isso, conta com capital inicial de US$ 50 bilhões e capital autorizado de US$ 100 bilhões.
Secretaria
Com a eleição de Troyo para o NDB, o ministro da Economia, Paulo Guedes, indicou ainda nesta quarta-feira (27) o economista Roberto Fendt para assumir a secretária especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia. Fendt é o atual secretário-executivo do Conselho Empresarial Brasil-China e possui mestrado e doutorado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.