A Latam Airlines Group e suas afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos iniciaram uma reorganização e reestruturação voluntária de sua dívida e pediram recuperação judicial, com o apoio das famílias Cueto e Amaro e da Qatar Airways, dois dos maiores acionistas da companhia. As afiliadas na Argentina, Brasil e Paraguai não estão incluídas no pedido. “Diante dos efeitos da covid-19 no setor mundial de aviação, esse processo de reorganização oferece à Latam a oportunidade de trabalhar com os credores do grupo e outras partes interessadas para reduzir sua dívida, acessar novas fontes de financiamento e continuar operando, enquanto adapta seus negócios a essa nova realidade”, explicou a empresa.
Segundo a companhia, o processo de reorganização financeira com base no Capítulo 11 da lei dos Estados Unidos é um amparo legal comprovado por meio da qual a Latam e as referidas afiliadas terão a oportunidade de redimensionar suas operações para o novo ambiente da demanda e reorganizar seus balanços, permitindo que emerjam mais ágeis, resilientes e sustentáveis. A Latam e suas afiliadas continuarão a voar durante todo o processo, conforme as condições permitirem.
“A Latam entrou na pandemia de covid-19 como um grupo de companhias aéreas saudável e lucrativo, mas circunstâncias excepcionais resultaram em um colapso na demanda global que não apenas levou a aviação a praticamente uma paralisação, mas também mudou o setor para o futuro próximo”, disse Roberto Alvo, CEO da Latam. “Implementamos uma série de medidas difíceis para mitigar o impacto dessa disrupção sem precedentes no setor, mas, no fim das contas, esse caminho é a melhor opção para estabelecemos as bases certas para o futuro do nosso grupo de companhias aéreas. Estamos olhando adiante, para um futuro pós-covid-19, e focados em transformar nosso grupo para que ele se adapte a uma nova e evolutiva maneira de voar, com a saúde e a segurança de seus passageiros e funcionários em primeiro lugar.”
Saiba Mais
Brasil
A Latam e suas afiliadas também estão em discussões com seus respectivos governos no Chile, Brasil, Colômbia e Peru para apoio na obtenção de financiamento adicional, na proteção de empregos sempre que possível e na minimização de disrupções nas operações. “Diante da maior crise da história da aviação, o conselho aprovou esse caminho após analisar todas as alternativas disponíveis para garantir a sustentabilidade do grupo. No passado, nos adaptamos a novas realidades e por isso estamos confiantes de que a Latam será capaz de ter sucesso no contexto pós-covid-19 e continuar a servir a América Latina, conectando a região ao mundo”, disse Ignacio Cueto, presidente da Conselho de Administração.
Saiba mais
- A Latam Airlines Group e suas afiliadas continuarão operando voos de passageiros e de carga, sujeitos a restrições de demanda e de viagem.
- Todas as passagens atuais e futuras, vouchers de viagem, pontos e benefícios do programa Latam Pass, bem como políticas de flexibilidade, serão respeitados.
- Os funcionários do grupo continuarão sendo pagos e receberão os benefícios previstos em seus contratos de trabalho.
- Os fornecedores serão pagos em tempo hábil pelos bens e serviços entregues a partir de 26 de maio de 2020 e ao longo desse processo.
- As agências de viagens e outros parceiros comerciais não sofrerão interrupções em suas interações com o grupo Latam.