Segundo Guimarães, muitas pessoas que foram às agências nesta semana foram pedir informações ou não tinham direito a receber porque, pelo cronograma, os nascidos em setembro e outubro receberão neste sábado e na segunda-feira e quem faz aniversário em novembro e dezembro será pago na próxima terça-feira. “A maioria que está na agência não vai para retirar dinheiro, vai para ter informações ou teve o auxílio negado e não viu isso no aplicativo”, destacou.
Para evitar aglomerações, Guimarães ressaltou que a Caixa não vai mais misturar o pagamento do Bolsa-Família com o das contas digitais. “São os grupos mais carentes e também os que têm maior demanda por informações”, explicou. “Estamos realizando o maior pagamento do Brasil e potencialmente do mundo. Foi difícil concatenar, porque, até 20 dias atrás, não tínhamos nem a base de dados dos informais e da conta digital. Para a segunda e terceira parcelas, poderemos nos organizar minimizar as filas”, prometeu.
Segundo o presidente do banco, 50 milhões de brasileiros receberam R$ 35,5 bilhões, sendo 19,2 milhões do Bolsa Família (R$ 15,2 bilhões), 10,5 milhões do Cadastro Único (CadÚnico), que receberam R$ 7 bilhões. “O restante é aquela parcela que não tinha cadastro e fez pelo aplicativo ou pelo site”, disse. Foram 20,3 milhões de brasileiros que receberam R$ 13,3 bilhões. Há um número maior de pessoas que estão se recadastrando, porque tiveram a avaliação do CPF inconclusiva, e de pessoas que estão se registrando pela primeira vez. “Poderemos receber cadastramentos até 3 de julho. Quem tiver direito e só se cadastrar lá em julho vai receber as três parcelas de uma vez. Por isso só teremos o número final de beneficiários em 3 de julho”, explicou.
Neste sábado, 900 agências da Caixa estarão abertas das 8h às 14h para atendimento exclusivo do auxílio emergencial. Podem sacar todos os nascidos entre janeiro e outubro. Na terça-feira, a última leva será dos aniversariantes em novembro e dezembro. Conforme Guimarães, apenas nesta sexta-feira 1,5 milhão se recadastraram. “Em relação ao aplicativo, a Caixa já pagou dezenas de milhões de pessoas, mas se houver qualquer problema pagaremos nos guichês ou nos caixas automáticos”, ressaltou.
Medidas
Saiba Mais
Para ampliar as informações, haverá distribuição de panfletos, carros de som em 500 cidades e entrevistas diárias. “A gente entende o desespero das pessoas, mas é preciso informar melhor para que possam entender passo a passo. Há serviços que não são realizados nas agências, como ver se o cadastro foi aprovado ou inválido. A partir de agora, teremos a distribuição de senhas e teremos, sim, limite para o recebimento”, explicou.