Economia

Um a cada 5 não devia estar na fila



A Caixa justificou as filas formadas nas agências de todo o país, na última segunda-feira, o primeiro dia do saque em espécie do benefício emergencial de R$ 600, afirmando que não foram provocadas apenas por quem tinha direito ao recurso. Segundo o banco, apenas uma de cada cinco pessoas tinha direito ao saque. Isso porque muita gente não respeitou o calendário do benefício emergencial ou foi tentar fazer outras operações, o que provocou as aglomerações.

Mas, nas filas, também estavam pessoas que dizem ter tentado fazer suas transações pelo aplicativo da Caixa e não concluíram a operação. “O aplicativo Caixa Tem registrou milhões de acessos nos últimos dias, sendo que mais da metade é de usuários que não têm direito ao Auxílio Emergencial”, explicou o banco, que “recomenda que somente os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial pela Poupança Social Digital acessem o app Caixa Tem”.

A Caixa está oferecendo diversos serviços pelo aplicativo para evitar uma corrida às agências. Quem recebeu o benefício emergencial na poupança digital da Caixa, por exemplo, pode pagar contas e fazer transferências gratuitas pelo aplicativo.

Por isso, o banco pede que só se dirijam às agências ou às casas lotéricas quando for realmente necessário. “O banco ressalta a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejem fazer o saque em espécie”.

A Caixa vai abrir 800 agências de todo o país no próximo sábado para tentar evitar a formação de novas filas. As agências funcionarão das 8h às 12h para atender o público que precisa resolver problemas não relativos ao benefício emergencial.

Já o saque dos R$ 600 vai continuar de acordo com o calendário, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. (MB)


Datas de saque

28 de abril
nascidos em março e abril
29 de abril
nascidos em maio e junho
30 de abril
nascidos julho e agosto
4 de maio
nascidos em setembro e outubro
5 de maio
nascidos em novembro e dezembro