Economia

Atividade industrial sofreu 'redução sem precedentes', aponta CNI

O índice de evolução da produção industrial ficou em 33,3 pontos em março %u2013 14,2 pontos abaixo do apurado em fevereiro

Com os efeitos da pandemia de Covid-19, a indústria sofreu fortes impactos. Dados da Sondagem Industrial feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostram que a queda da demanda forçou uma "redução sem precedentes" da atividade industrial. 

 

O índice de evolução da produção industrial ficou em 33,3 pontos em março – 14,2 pontos abaixo do apurado em fevereiro e bem abaixo da linha de 50 pontos que separa queda e crescimento da produção. Já o índice de Utilização da Capacidade Industrial (UCI) efetiva em relação ao usual recuou de 44,6 pontos em fevereiro para 31,1 em março – o menor valor da série histórica mensal iniciada em janeiro de 2010. 

 

“Os impactos da crise causada pela pandemia da Covid-19 são intensos e disseminados pela indústria. A queda da demanda forçou uma redução sem precedentes da atividade industrial, que levou à utilização da capacidade instalada ao menor nível já registrado na série mensal”, afirma a pesquisa da CNI.

 

Saiba Mais

Segundo a sondagem, o número de empregados também ficou abaixo da linha divisória de 50 pontos, em 44,6 pontos em março. A pesquisa ressalta que, apesar da forte queda na produção, a intensidade da redução no emprego foi inferior à apurada nos meses de março de 2015 e 2016.

 

A situação financeira das empresas industriais também piorou. O Índice de Satisfação com a Situação Financeira recuou 8,6 pontos, para 41,4 pontos no primeiro trimestre de 2020. A queda é a maior registrada entre dois trimestres consecutivos e levou o índice para o menor valor desde o segundo trimestre de 2016, no auge da crise econômica anterior.

 

*Estagiário sob supervisão de Fernando Jordão