Aposentados e pensionistas poderão começar a fazer saques correspondentes à primeira parcela do 13º salário a partir desta semana. O valor, que corresponde a metade do total pago pelo benefício, será liberado entre os dias 24 de abril e 8 de maio.
O restante do montante deverá cair na conta dos beneficiários entre os dias 25 de maio e 5 de junho. O pagamento colocará R$ 46 bilhões nas mãos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e é uma das medidas do governo para combater a crise causada pela Covid-19.
Saiba Mais
Ainda foi suspensa a prova de vida, que os beneficiários devem fazer anualmente. Por enquanto, a suspensão vale até junho. Inicialmente, também foi reduzido o teto de juros dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. Antes a taxa era de 2,08% e agora passaria para 1,8%, ao mês. Porém, nesta segunda-feira (20/4) a Justiça Federal de Brasília decidiu que os bancos devem suspender cobrança de crédito consignado, por 4 meses, de aposentados pelo INSS ou regime próprio.
Para conferir as datas previstas clique aqui.