Economia

Com mais serviços, portal do governo federal tem aumento de acessos

Novos serviços digitais no site fazem parte da estratégia de combate ao coronavírus

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Governo Digital, o número de acessos ao portal gov.br, que concentra as páginas da administração pública, 6,7 milhões de pessoas acessaram, em março, o portal que concentra 1.952 serviços digitais. Apenas de 1º a 15 deste mês de abril, 9,4 milhões de pessoas fizeram acesso ao portal.

Essa aceleração da entrada de novos serviços digitais em âmbito federal, estadual e municipal segue diretriz de governo no enfrentamento à pandemia de coronavírus. Tudo isso é possível com apenas um smartphone, notebook, tablet ou computador, com um login e uma senha, é o que basta para ter acesso a serviços e solucionarem suas demandas com órgãos públicos. 

"A aceleração que empreendemos no uso de ferramentas digitais para solucionar a vida do cidadão é uma diretriz de governo nesta pandemia de coronavírus. O que importa é que as pessoas consigam resolver de forma simples e segura as solicitações que tiverem a fazer", destaca o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

Saiba Mais

Somente em março, 54 novos serviços federais, 73 estaduais e 91 municipais foram integrados ao login único. O de maior impacto é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que nesta primeira fase possibilitou a mais de 500 mil estudantes visualizarem o espelho de redação e resultados dos 'treineiros' de 2019. Esse já é o mesmo cadastro de usuários que possibilitará a inscrição no Enem 2020, prevista para maio. 

Mais de um quarto da população brasileira tem cadastro no login único — 58,5 milhões de pessoas, ao todo — e faz uso dessa facilidade. No 1º trimestre deste ano, 3,66 milhões de pessoas a cada mês, em média, criaram contas.

*Estagiário sob supervisão de Vicente Nunes