Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (14/4) uma resolução que institui um Grupo de trabalho para a coordenação de ações estruturantes e estratégicas para recuperação, crescimento e desenvolvimento do país, no âmbito do Comitê de Crise da covid-19. Comandado pela Casa Civil da Presidência, o grupo inicialmente era composto por representantes de 16 ministérios, porém não incluía o Ministério da Saúde, comandado por Luiz Henrique Mandetta. Segundo informado pela assessoria de imprensa da Casa Civil, o Ministério da Saúde e outros órgãos que o Comitê de Crise da Covid-19 julgar pertinente serão incluídos no grupo de trabalho.
Na publicação do Diário oficial integrariam o grupo os ministérios das Relações Exteriores, Defesa, Economia, Infraestrutura, Agricultura, Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Regional, Controladoria-Geral da União, Secretaria-Geral da Presidência, Secretaria de Governo da Presidência, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência e Advocacia-Geral da União.
Entre as competências do grupo interministerial está propor ações estruturantes, atos normativos e medidas legislativas para a retomada das atividades afetadas pela covid-19 em âmbito nacional e articular com estados, municípios, Distrito Federal, entidades sem fins lucrativos e empresas, públicas e privadas, propostas de ações coordenadas para a retomar as atividades afetadas.
O grupo deverá apresentar um plano de ação em 90 dias, mas enviarão resultados parciais ao ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, quinzenalmente.