Correio Braziliense
postado em 06/04/2020 16:22
Os supermercados do país registraram uma movimentação acima da média na semana entre 14 e 21 de março. O dado é da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) que credita o aumento à pandemia do novo coronavírus.
"A maioria [dos clientes] com o objetivo de estocar comidas para ficar mais tempo em casa”, pontuou o presidente da Associação, João Sanzovo Neto. A movimentação, contudo, tem se normalizado. A Abras enfatiza que trabalha para manter as mais de 90 mil lojas abastecidas. “A cadeia produtiva é bastante extensa, desde o produtor até as gôndolas tem muita gente envolvida, e todos estão trabalhando normalmente. A logística segue em pleno funcionamento”, acrescentou Sanzovo Neto.
Com exceção dos produtos relacionados ao combate e prevenção da Covid-19, como álcool erm gel e máscaras, as mercadorias chegam diariamente às lojas do setor.
Índice de Confiança do Supermercadista
A última avaliação do Índice de Confiança do Supermercadista, realizada em fevereiro, mostra uma preocupação no setor. Depois de uma alta no indicador apresentada em dezembro, ele voltou a cair. Os principais motivos apresentados são a economia, com crescimento lento e gradativo, e os impactos do novo coronavírus no mercado.
A pesquisa registrou 57,6 pontos (em uma escala de 0 a 100), indicando que, ainda assim, o resultado é positivo, com boa expectativa para o ano.
Índice Nacional de Vendas
Saiba Mais
“O autosserviço iniciou 2020 com um dos maiores resultados dos últimos 9 anos, 5,11%, e em fevereiro continuou bem positivo, registrando 4,61% de crescimento. Desde 2012 que não registrávamos um número tão bom para o mês. Por ser ano bissexto, fevereiro teve um dia a mais, e contou com a composição de cinco sábados. O resultado também foi influenciado pelo Carnaval, que em 2019 foi no início de março”, destacou João Sanzovo Neto.
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.