Economia

Índice geral de preços (IGP) aumenta em março, diz FGV

Indicador mede preços ao produtor, consumidor e na construção civil

[FOTO1]A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou, na manhã desta segunda-feira (16/3), que o Índice Geral de Preços (IGP-10) aumentou 0,64% em março sob a pressão do atacado, depois de variação positiva de 0,01% em fevereiro.

O cálculo do indicador mede preços ao produtor, consumidor e na construção civil a partir do dia 11 do mês anterior até o dia 10 do mês vigente.

 

Respondendo por 60% do índice geral, que mede a variação dos preços no atacado, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) obteve recuo de 0,19% no mês passado e subiu 0,92% em março. O aumeno desse indicador foi responsável pelo comportamento do grupo bens finais, que avançou 1,03% após recuo de 1,36% em fevereiro. Os alimentos processados depois de caírem 3,39%, acabaram subindo 1,8% no período e foram a principal colaboração para esse resultado.

 

A pressão para o consumidor recuou, uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10) marcou variação negativa de 0,03% em março, ante o aumento de 0,43% no período anterior.

 

O grupo  de educação, leitura e recreação ganhou destaque com retração de 1,23% em março, após avançar 2,22% no mês anterior, colaborando para a queda dos preços ao consumidor.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader