A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou os editais das novas seleções para os exames de admissão aos cursos de formação de oficiais de infantaria, intendentes e aviadores no ano de 2021. Estão sendo ofertadas 81 vagas, sendo 28 para infantaria, 18 para aviadores e 35 para intendentes
As inscrições, que começaram ontem, podem ser realizadas pelo site ingresso.afaepcar.aer.mil.br até 19 de março. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70, podendo solicitar isenção inscritos no CadÚnico, membros de família de baixa renda ou doadores de medula óssea.
Os candidatos serão avaliados por provas escritas; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico; procedimento de heteroidentificação complementar; e validação documental.
As provas escritas estão previstas para 21 de junho e contarão com disciplinas de língua portuguesa, física, matemática, língua inglesa e redação. Os candidatos poderão fazer os exames nas cidades de Brasília, Belém, Recife, Salvador, Natal, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Barbacena (MG), São Paulo, Curitiba, Campo Grande, Pirassununga (SP), Porto Alegre, Manaus, Porto Velho e Boa Vista.
O curso é de nível superior e, para os concluintes, é conferida a graduação de bacharel em administração, com ênfase em administração pública. A duração será de quatro anos, em regine de internato. Durante o curso, o cadete estará sujeito ao regime escolar da AFA e fará jus à remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e odontológica, exclusivamente para si. Após a conclusão do curso com aproveitamento, serão nomeados aspirantes a oficial da Aeronáutica.
De acordo com a tabela de remuneração da FAB, atualizada em agosto de 2019, a remuneração dos candidatos a aspirante será de R$ 6.993. A assessoria do Ministério da Economia, responsável pela divulgação das tabelas, informou que a tabela de remuneração de 2020/2021 ainda não foi divulgada.
Podem participar do exame candidatos de ambos os sexos, ou apenas do sexo masculino, no caso do curso de formação de oficiais de infantaria da Aeronáutica. Os pretendentes não pode ser menores de 17 anos e nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro de 2020, e devem ter o ensino médio concluído. (VO)