O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou nesta quinta-feira (20/2) o Banco Central (BC) a criar uma linha de redesconto (de empréstimo do BC para bancos) com base em operações com títulos públicos federais, para instituições financeiras participantes do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), que começa a funcionar em novembro, cuja marca, PIX, foi lançada esta semana.
De acordo com o BC, por meio deste sistema, será possível realizar transações entre pessoas, empresas e governo instantaneamente, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.
Com o novo instrumento,instituições financeiras e de pagamentos ou fintechs deverão disponibilizar em seus aplicativos de celular uma opção para essa modalidade.
Segundo o BC, a quantia será creditada de forma instantânea na conta do destinatário da transação, em cerca de dez segundos. O PIX também estará disponível em outros canais de atendimento, como caixa eletrônico ou internet banking.
O objetivo é gerar liquidez fora do horário de operações do Sistema de Transferência de Reservas (STR), para viabilizar movimentações em dias não úteis e feriados.