O Ministério Público da União (MPU) confirmou ao blog Papo de Concurseiro, do Correio, que tem perspectiva de abrir concurso público para contratar servidores ainda em 2020. De acordo com a assessoria da Procuradoria-Geral da República (PGR), a decisão já foi oficializada pela Secretaria-Geral do MPU. “O objetivo é repor vagas originárias, sobretudo, de aposentadorias, que aumentaram após a Reforma da Previdência”, informou o órgão.
O número de vagas que serão oferecidas, porém, ainda não pode ser divulgado. “Embora as providências para que o concurso possa ser realizado já estejam sendo tomadas, não é possível — neste momento — apontar a quantidade bem como a distribuição das vagas existentes,” acrescentou a assessoria.
Os certames da PGR estão entre os mais concorridos no Distrito Federal. O último concurso público lançado pelo MPU foi em agosto de 2018 e teve o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) como banca organizadora. Foram contabilizadas, na ocasião, 264.924 inscritos para disputar 47 vagas imediatas e de formação de cadastro de reserva para técnicos e analistas do órgão.
O cargo mais cobiçado foi o de técnico do MPU, na especialidade administração, com lotação no Distrito Federal, que teve 102.141 concorrentes. Como havia apenas quatro postos imediatos abertos, a demanda total foi de 25.535 inscritos por vaga. O segundo cargo mais concorrido também foi para o DF: analista do MPU, especialidade em direito, com 31.367 inscritos. Neste caso, eram cinco as vagas imediatas disponíveis, portanto, 6.273 disputavam uma oportunidade.
As remunerações oferecidas no edital do concurso, na época, variavam de R$ 6.862, para nível médio, a R$ 11.259 para cargos que exigiam diploma de curso superior. Além das vagas para o Distrito Federal, o concurso de 2018 previa lotação nos seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.