Economia

BC: autonomia entra na pauta

O projeto de autonomia do Banco Central (BC) e o projeto de lei cambial, que permitirá aos brasileiros ter contas em dólar, estão na lista de prioridades da Câmara dos Deputados neste início de ano. E, por isso, podem ser aprovados até março.
O compromisso de avançar com os projetos do BC foi confirmado ontem pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que recebeu o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na sua residência oficial, em Brasília.


“Vamos construir, a partir do início de fevereiro, essas pautas e as maiorias para que possam ser aprovadas o mais rapidamente possível. Vamos trabalhar esses temas entre as prioridades do primeiro semestre”, anunciou Maia ao final da reunião.
O presidente da Câmara afirmou, ainda, que é factível a ideia de aprovar os dois projetos até março. O prazo foi aventado no início deste ano pelo presidente do BC, que não falou com a imprensa após a reunião. “Esses projetos já estão mais que prontos para irem a voto. Falta apenas a organização do dia da votação”, explicou o presidente da Câmara.


Para Maia, aprovar o projeto que dá independência e autonomia para o Banco Central executar a política monetária proposta pelo governo é mais uma sinalização positiva que o Legislativo pode dar ao mercado financeiro. E, por isso, pode contribuir com a retomada da economia brasileira, com as reformas previstas para este ano.