Com o fim do primeiro ano do mandato do presidente Jair Bolsonaro, já é possível fazer uma comparação sobre qual governo contratou mais servidores por concursos públicos. Dados levantados pelo Blog Papo de Concurseiro, do Correio, referentes ao primeiro ano de mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e Bolsonaro, mostram que o ranking é liderado por Temer, com 62.759 contratações. Dilma, no seu segundo mandato, com 53.351, vem em segundo lugar. Os dados são do Painel Estatístico de Pessoal, do Ministério do Planejamento.
O número de ingressos de servidores admitidos por concurso público no primeiro ano de governo Lula foi de 32.151. Os dados mostram que no primeiro ano de seu segundo mandato, em 2007, houve uma redução de 955 contratações.
Com Dilma, as contratações foram maiores. Ainda no primeiro ano de mandato, foram 46.633 ingressos; no segundo mandato, em 2015, mais 6.718.
Temer concentrou o maior número, com 62.759. Somente em março de 2017, foram 19.723.
Já no primeiro ano de Bolsonaro são 52.083 novos servidores, segundo dados de janeiro a novembro — os números de dezembro ainda não foram divulgados.
De acordo com o especialista em administração pública Antônio Isidro, havia demanda reprimida no governo Temer. “Havia necessidade de fazer ajustes e também de contratações, tendo em vista que o país estava enfrentando uma crise fiscal e política”.