Jornal Correio Braziliense

Economia

32% vão usar o 13º com presentes


O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) publicaram, nesta semana, que boa parte dos brasileiros gastarão o 13; salário com presentes. Investimentos, poupanças e dívidas em atrasos vêm logo em seguida.

De acordo com o levantamento, realizado com mais de 600 entrevistados em 27 capitais diferentes, na comparação com 2018, o número passou de 23% para 32% o percentual de trabalhadores que vão gastar ao menos parte da renda extra com presentes. Em segundo lugar, com 24%, ficou a intenção de poupar ou investir. O pagamento de dívidas em atraso ficou na quarta colocação, com 15%.

Adriano Severo, educador financeiro da Severo Educadora Financeira, aponta que é preciso ter cautela durante o mês pra não ficar apertado e ter consequentemente que deixar de realizar o lazer. ;Pra diminuir os débitos, tem que ter um bom controle financeiro, fazer um orçamento doméstico, identificar quanto que ganha e quanto que pode gastar;, disse.

Questionado sobre como se programar, Severo garante que deve ser realizado um estudo das despesas. ;O primeiro passo para fazer um planejamento é fazer uma listagem do que sai e entra pra justamente identificar receitas e despesas. A segunda etapa é ver se tem dívidas e fazer essa lista e ir montando estratégias para quitá-las;, frisou.

Além de economizar e realizar o cronograma financeiro, há diversas opções que garantem descontos e que podem ajudar o brasileiro a se divertir sem se preocupar em pagar caro. Uma das alternativas mais usadas, é a meia-entrada garantida por meio da carteirinha estudantil e as ofertas que empresas propõem por meio de aplicativos e sites. (AP)