Setor imobiliário inicia retomada
Depois de um longo período de dificuldades, o setor imobiliário começa a decolar. Os números falam por si. Em São Paulo, as vendas em setembro foram 50% maiores do que a média histórica para o mês, e em todo o ano de 2019 o número de lançamentos deverá ser o dobro de 2018. Entre os empreendimentos de luxo, o resultado é ainda melhor, com avanço de 70% das vendas nos últimos 12 meses. Em Minas Gerais, segundo levantamento da OLX, a busca por casas e apartamentos para locação cresceu 29% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período do ano passado. No crédito imobiliário, as taxas recuaram do patamar de 11% em 2017 para os atuais 6,75%, o que fez disparar o número de financiamentos. Com o setor imobiliário bem, toda a economia prospera. Segundo estudo desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apenas as reduções de juros da Caixa para o financiamento de imóveis poderão gerar um impacto de R$ 5,2 bilhões no comércio.
Uber não sai do vermelho
Toda vez que a Uber divulga seu balanço de resultados, a encrenca fica mais evidente: a empresa não consegue fazer dinheiro. No terceiro trimestre de 2019, o prejuízo líquido totalizou US$ 1,2 bilhão, desempenho 18% pior na comparação com o mesmo período do ano passado (que já era ruim). E isso, apesar do avanço expressivo dos usuários ativos mensais, que passaram de 82 milhões um ano antes para 103 milhões agora. Segundo especialistas, um dos problemas da Uber é o excesso de concorrência.
US$ 5 bilhões
deverão ser investidos em mídia mobile no Brasil até 2023, segundo dados da empresa de pesquisas eMarketer. O número fará do país, com seus 228 milhões de celulares em operação, um dos principais mercados do mundo
deverão ser investidos em mídia mobile no Brasil até 2023, segundo dados da empresa de pesquisas eMarketer. O número fará do país, com seus 228 milhões de celulares em operação, um dos principais mercados do mundo
Black Friday acirra guerra do varejo
A Black Friday brasileira, programada para 29 de novembro, esquentará a guerra pelos consumidores. Dona das marcas Casas Bahia e Pontofrio, a Via Varejo prepara uma forte investida publicitária. Segundo a empresa, a bandeira Casas Bahia gastará 252% a mais do que o seu principal rival, o Magazine Luiza, desembolsou em 2018. No Pontofrio, o investimento de mídia programado para a edição 2019 da Black Friday será 20% maior do que o realizado no ano passado.
Embrapa defende mais investimento no mercado de cevada
Animada com a criação da Câmara Setorial da Cerveja pela ministra Tereza Cristina, a Embrapa acha que é possível, com investimentos do setor privado, aumentar a participação brasileira no mercado de cevada e acelerar o melhoramento genético de lúpulo, criando variedades adaptadas às diferentes regiões brasileiras. As cultivares da Embrapa dominam 75% do mercado de sementes de cevada e 40% da demanda brasileira é atendida por dois mil produtores rurais. Mais ciência e tecnologia podem aumentar esse número.
Rapidinhas
Rapidinhas
; Líder no mercado de alarmes e monitoramento na Europa, a Verisure superou a marca de 100 mil clientes no Brasil. O número foi alcançado graças a uma agressiva estratégia de expansão. Em 2019, a empesa abriu unidades em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre. Em 2020, a política de crescimento será mantida.
; Com o aumento das vendas de sua fábrica brasileira, o grupo italiano Azimut-Benetti, líder mundial em produção de iates, fechou o ano (setembro de 2018 a setembro de 2019) com um valor de produção de 900 milhões de euros, ou 10% a mais do que no período anterior. Ao todo, foram entregues no período 260 embarcações.
; Uma iniciativa vem ganhando força nos países desenvolvidos: o fim de semana de três dias. O caso mais rumoroso é o da Microsoft, que anunciou o aumento de 40% da produtividade de sua operação no Japão depois de adotar a medida. Não é um exemplo único. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, diversas companhias fazem o mesmo.
; As grandes empresas não instituíram a medida porque são boazinhas. Há vantagens econômicas. O estado americano de Utah redefiniu a semana de trabalho para os funcionários públicos de segunda a quinta-feira. Em 10 meses, o projeto reduziu em US$ 1,8 milhão os custos de energia. E o setor de serviços fatura com o aumento das atividades de lazer.