Jornal Correio Braziliense

Economia

Cepal alerta para desaceleração


A desaceleração do comércio mundial de bens nesta década, que se agravou desde o fim do ano passado, vai afetar de forma negativa o desempenho da América Latina e do Caribe este ano, segundo relatório anual da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) divulgado ontem na Cidade do México.

Segundo a comissão, para 2019, é projetada uma queda do valor das exportações e importações regionais de bens de 2% e 3%, respectivamente. Como causas são apontados o agravamento de tensões comerciais, a uma menor demanda mundial, a crescente substituição de importações por produção nacional, a menor exportação chinesa, o retrocesso das cadeias globais de valor e o surgimento de novas tecnologias.

Para o Brasil, a Cepal projeta queda de 5,6% nas exportações e de 0,5% nas importações até o fim deste ano. O diretor da comissão no país, Carlos Mussi, defende que se busquem formas de incentivar o crescimento. ;Esse panorama nos obriga a repensar as estratégias de inserção internacional da região e a colocar maiores esforços na promoção do comércio intraregional;, afirmou a secretária executiva, Alicia Bárcena.

* Estagiário sob supervisão de Rozane Oliveira