Jornal Correio Braziliense

Economia

Senado aprova Kanczuk para o BC

[FOTO1]

O Senado aprovou o nome do economista Fabio Kanczuk para a Diretoria de Política Econômica do Banco Central (BC). Por 16 votos a favor e quatro contra, Kanczuk foi autorizado pelos parlamentares a assumir o posto após uma sabatina que durou cerca de quatro horas. A indicação, agora, segue para o plenário.

Indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, o economista respondeu a uma série de questionamentos dos senadores. Os temas versaram sobre a diminuição da Selic, o afrouxamento de políticas monetárias em busca de crescimento econômico, além do cadastro positivo.

Ainda assim, o assunto mais tratado nas perguntas foi o spread bancário ; diferença entre os juros que os bancos pagam para captar recursos e os que cobram quando emprestam esse dinheiro. Rose de Freitas (Podemos-ES) e Elmano Férrer (Podemos-PI) também perguntaram como fazer para reduzir as taxas para empresários e pessoas físicas.

Sobre o cadastro positivo, o indicado disse que ainda não houve impacto mas que o projeto pode ajudar a reduzir os juros quando se consolidar. Falou sobre o aumento da concorrência no mercado de crédito com o crescimento das fintechs (empresas de tecnologia voltadas para o mercado financeiro) e o barateamento do crédito.

Fabio Kanczuk nasceu em 1969, em São Paulo. Graduou-se como engenheiro eletrônico no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em 1991. Concluiu mestrado e doutorado em economia pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos anos de 1995 e 1998, respectivamente. Em 2018, foi diretor executivo para o Brasil e outros oito países junto ao Banco Mundial, tendo sido secretário de Política Econômica no período de outubro de 2016 a setembro de 2018.