A agência de viagens Belvitur, que tem nove unidades em Belo Horizonte e uma em Lagoa Santa, na Grande BH, participa da campanha de promoções há pelo menos cinco anos. Na edição deste ano, a empresa já oferece descontos. As passagens internacionais das classes executiva e econômica da companhia aérea Latam estão mais baratas.
Na classe econômica, bilhetes para destinos como Lisboa e Londres custam a partir de US$ 499, sem taxas. Além disso, o chip internacional e o seguro de viagem são vendidos com 30% de desconto. A Belvitur informa que na semana da Black Friday, ; de 24 a 29 de novembro ;, os preços dos pacotes nacionais e internacionais deverão cair pela metade. O chip internacional e o seguro de viagem também sofrerão descontos de 50%.
A gerente de marketing da Belvitur, Andrea Banisset, acredita que a Black Friday oferece boas oportunidades de venda para o setor de turismo, que tem participação forte na data. Segundo Andrea, hoje o consumidor espera para comprar durante a campanha, por saber que os descontos são aplicados sobre valores praticados normalmente. ;As empresas que conseguem entrar com descontos agressivos conseguem ganhar uma credibilidade junto ao consumidor;, diz.
[SAIBAMAIS]O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Minas Gerais (Abav-MG), Alexandre Brandão, acredita que a adesão do setor de turismo à campanha tem sido ;bastante expressiva; nos últimos três anos. ;É um período em que as vendas ficam mais quentes, especialmente na sexta-feira;, explica.
Ainda de acordo com Brandão, normalmente as agências apostam em descontos nos preços de passagens aéreas relativas a voos em horários menos procurados, como no fim da manhã. Enquanto isso, as empresas de cruzeiro oferecerem a viagem do segundo ou do terceiro passageiro gratuitamente. Na avaliação do dirigente, a Black Friday chegou a ser marcada pela proliferação de descontos falsos, algo solucionado pela atuação dos Procons, os programas de proteção e defesa do consumidor.
Brandão recomenda que os interessados pesquisem e anotem os preços praticados agora para depois comparar com as ofertas durante o período da campanha. Para o presidente da Abav-MG, vale a pena esperar pelas promoções ;se está esperando décimo terceiro ou o vencimento da fatura do cartão de crédito;. Novembro seria uma boa oportunidade para o cliente definir uma viagem mais barata, antes que os preços subam durante a alta temporada. ;Novembro é um mês bom para vendas, mas dá pra incrementar;, analisa.
Potencial
As promoções também visam à comercialização de passagens on-line. O site 123 Milhas é um desses buscadores de passagens aéreas que oferece descontos em passagens durante o ano todo, por meio do sistema de milhas. O coordenador de marketing do site, Rodrigo Melo, conta que a Black Friday é o principal momento de vendas: ;é o melhor dia do ano;.
A empresa realiza ações promocionais específicas durante o período da campanha desde o primeiro ano de operação, em 2016. Para a edição deste ano, os executivos do site ainda não definiram como tentarão atrair os clientes, mas a participação está garantida. Para o coordenador de marketing, a data potencializa o fato de o consumidor já buscar constantemente descontos na internet. ;Com os preços competitivos, o cliente que ganha;, afirma.
A CVC, uma das maiores operadoras de turismo do país, entra com promoções durante a Black Friday há pelo menos seis anos. A companhia lançou recentemente um conjunto de promoções em preparação para a data das megaliquidações em novembro. Em voos fretados e com bloqueio da operadora, o segundo passageiro terá desconto de 50%, até mesmo em períodos de alta procura, como Natal e Carnaval.
Segundo a CVC, o cliente pode economizar até R$ 1.500 no valor total do pacote com essa promoção. Para destinos internacionais, a companhia oferecerá reduções em tarifas aéreas de câmbio. Para os cruzeiros, as promoções envolvem 50% de desconto na cabine e gratuidade no segundo e terceiro passageiro.
(*)Estagiário sob supervisão da subeditora Marta Vieira