A expectativa da autoridade monetária é de que essas entidades ajudem a aprimorar a avaliação do risco de crédito, contribuindo para a redução do spread bancário (diferença entre o que os bancos pagam para conseguir o crédito e o que cobram para conceder). Para o presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), Kedson Macedo, o instrumento trará, sim, a redução do spread com um posicionamento mais adequado das instituições. ;A simetria de informações aumentará o grau de confiabilidade, dando maior segurança às instituições, algo que já foi demonstrado em outros países e, agora, o Brasil deu o último passo. Com a aplicação há uma tendência natural de queda nas taxas de empréstimo;, avalia.
A diretora de operações de dados da Serasa Experian, Leila Martins, também acredita que a medida facilitará a concessão de crédito, principalmente para a população com menor acesso ao sistema financeiro. ;Tínhamos uma expectativa grande de receber o credenciamento do BC para operar nesse novo ambiente. Cerca de 25 milhões de pessoas vão poder ter acesso a crédito no sistema financeiro com a disponibilização dessas informações;, destacou.
Nota de crédito
Segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello, a partir dos dados, as instituições terão condições de estabelecer uma nota de crédito (escore) para cada consumidor, definida de acordo com o pagamento de suas contas ; operações de crédito (como empréstimos bancários, financiamentos imobiliários e cartão de crédito) e serviços continuados (como luz, água e telefone). ;O bom pagador terá um escore mais alto, e essa pontuação poderá ser considerada pelas instituições financeiras em eventuais concessões de crédito. Somente o escore de cada consumidor estará disponível;, disse o BC em nota.
De acordo com uma sondagem da CNDL/SPC Brasil, os principais benefícios esperados com a implementação do cadastro são o alívio da burocracia na avaliação do crédito e maior facilidade na obtenção de empréstimos ou financiamento. Quarenta por cento dos empresários ouvidos sinalizaram que pretendem adotar o novo cadastro em seus processos. Desses, 44% esperam benefícios para os negócios, sobretudo o maior acesso a empréstimos e financiamentos; 43% ainda acreditam ser primordial consultar o histórico de crédito do consumidor, com avaliação dos pagamentos em dia e em atraso.
* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira