Jornal Correio Braziliense

Economia

União Química fecha parceria com a maior produtora de proteínas plasmáticas

Com a medida, a empresa pretende melhorar a oferta de pró-coagulantes em unidades hospitalares do país

A brasileira União Química fechou uma parceria com a empresa suíça Octapharma para comercializar dois medicamentos hemoderivados com uso clínico na emergência médica e cuidado crítico para hospitais públicos e privados brasileiros. Essa é a primeira vez que primeira vez que uma companhia com 100% do capital nacional a fechar uma parceria exclusiva deste tipo.

Com a parceria, a ideia é melhorar a oferta de medicamentos que controlam sangramentos excessivos nos hospitais do país. Amaro Souza Jr., diretor executivo da União Química Hospitalar afirma que os medicamentos são desenvolvidos com alta tecnologia. ;O Octalbin (albumina humana), um coloide fisiológico, e o Octaplex (concentrado de complexo protrombínico), um pró-coagulante que controla sangramentos massivos, são manufaturados a partir do plasma humano segundo parâmetros da mais alta tecnologia e rigor. Apesar da elevada demanda internacional, no Brasil a sua prescrição ainda é limitada devido à baixa informação técnico-cientifica e promoção das indicações;,disse.

O Hospital de Base de Brasília e o Hospital do Coração de Messejana, em Fortaleza (CE), já estão recebendo os hemoderivados, além de outras instituições particulares. ;Com a linha exclusiva de hemoderivados da Octapharma, consideradas abordagens terapêuticas de primeira linha, a União Química eleva o seu portfólio de produtos na área hospitalar e se destaca em oferecer cada vez mais medicamentos modernos e inovadores para atender às necessidades do mercado brasileiro;, completa Souza.

A União Química emprega cerca de 5.400 pessoas e pretende expandir seu faturamento em 20% com a medida.