O resultado do INSS Digital foi questionado em audiência pública na Câmara dos Deputados, coordenada pelo deputado Carlos Veras (PT-PE). Criado com objetivo de economizar tempo e dinheiro do cidadão e da autarquia, o sistema, segundo depoimentos, não funciona bem, principalmente no interior do país.
De acordo com uma servidora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) presente na audiência para tratar de metas, reflexos na qualidade do serviço e impactos na concessão dos benefícios para a sociedade, muitos segurados não têm acesso à internet e acabam ;seduzidos; por advogados que atuam na porta das agências e cobram para agendar serviços e facilitar a vida de pessoas que ganham um salário mínimo (R$ 998). ;Uma mulher teve que pagar R$ 1,5 mil para conseguir que outra pessoa entrasse para ela no sistema;, denunciou a funcionária que atua na Região Nordeste.
Moacir Lopes, diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Assistência Social (Fenasps), lembrou que o INSS tem 40% do seu quadro de aposentados. Somente em 2019, dos aproximadamente 22,8 mil ativos, 7 mil se aposentaram, sem reposição, devido à proibição do governo para novos concursos. ;Temos 1,8 milhão de processos no INSS. O sistema digital acontece em uma situação em que apenas 35% das pessoas no país não têm acesso à internet e 38 milhões de pessoas são analfabetas;, disse Lopes.
De acordo com Lopes, até dezembro de 2018, 8 mil trabalhadores estavam afastados por licença médica, por mais de 30 dias. Pesquisa feita em Pernambuco pela professora Ana Mendes, do Departamento de Psicologia Social do Trabalho (PST), da Universidade de Brasília (UnB), concluiu que os funcionários do INSS ;estão com a saúde mental em grave risco, e nível crítico;.
Fábio Nascimento, diretor do INSS, apresentou um balanço para mostrar ;o sucesso da gestão da autarquia;. Segundo ele, o instituto tem 90 milhões de segurados e 36 milhões de beneficiários. ;Se fôssemos um país, seríamos o quarto país do mundo;, afirmou. Pelos dados do INSS, a autarquia tem em torno de 24 mil servidores, e são pagos R$ 49 bilhões em benefícios por mês. Recebe 1 milhão de requerimentos todos os meses e faz 3,8 milhões de atendimentos presenciais. ;Os serviços que agora são digitais trouxeram economia de R$ 147 milhões para o cidadão e de R$ 653 milhões, para os segurados;, garantiu.