A elevada taxa de desemprego e o alto preço dos convênios médicos têm enfraquecido o setor de planos de saúde. Segundo dados do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), os convênios registraram queda de 0,3% em 12 meses, o equivalente à perda de 133,3 mil vínculos, ficando com o menor número de beneficiários desde março de 2012. Apesar da alta evasão, os planos ainda estão no topo da lista de desejos da maioria dos brasileiros.
Para desmistificar o setor e debater o tema, o Correio Braziliense convidou especialistas para o seminário Saúde Suplementar, Consumo e Sustentabilidade, que ocorre na próxima quarta-feira, 25, das 9h às 14h, no auditório do jornal. O evento conta com parceria da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), do laboratório Sabin e do Hospital de Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site https://www.correiobraziliense.com.br/correiodebate/saudesuplementar/, onde em breve será divulgada a programação completa.
Confirmações
Estão confirmadas as presenças do ministro interino do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis; do secretário de Atenção Primária à Saúde da pasta, Erno Harzheim; o secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Luciano Benetti Timm; a diretora executiva da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Vera Valente; o gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria (CNI), Emmanuel Lacerda; e o professor-associado do Departamento de Clínica Médica e coordenador do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG e consultor do CONASS na área de Saúde do Idoso, Edgar Nunes Moraes.
* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira