A cotação do petróleo disparou 20% nos mercados internacionais depois dos atentados, que fizeram a produção de 5,7 milhões de barris de petróleo por dia fosse interrompida na Arábia Saudita. O volume representa 6% do consumo diário do combustível no mundo e 50% da produção local. Com isso, o preço do barril, que estava em torno de US$ 60 em agosto, passou a ser comercializado por US$ 72 em Londres.
Nesta segunda-feira (16/9), o barril do tipo Brent chegou a US$ 71,95 no começo da sessão, um avanço de 19,5%, maior alta intradiária desde 1991, durante a Guerra do Golfo. No fechamento, contudo, a valorização ficou em 14,6%, cotado em US$ 69,02. Se o valor permanecer nesse patamar, segundo o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), Adriano Pires, o impacto pode ser um aumento de 8% a 10% nos combustíveis derivados do petróleo no Brasil.
A cautela da Petrobras em repassar a disparada do óleo, no entanto, se justifica. Os Estados Unidos podem liberar parte da reserva estratégica do país, o que deve derrubar os preços do barril de petróleo. Mesmo assim, a tensão internacional não se dissipou. Pelo contrário, aumentou nesta segunda-feira (16/9), após o presidente norte-americano, Donald Trump, sugerir, pelo Twitter, que o governo iraniano é o responsável pelos ataques, tese adotada também pelo porta-voz saudita, Turki Al-Malik.
Temor
O silêncio da Petrobras é reflexo do temor de uma nova greve de caminhoneiros, avaliou Adriano Pires. A petroleira brasileira tem evitado repassar a volatilidade dos preços internacionais do petróleo para os combustíveis. Do início de agosto até agora, a empresa fez apenas três ajustes no diesel e quatro na gasolina. ;O momento é de esperar a poeira baixar, para ver o nível de preço que o barril vai ficar. É preciso avaliar a retomada da Arábia Saudita, o efeito das entradas de estoques dos EUA e de outros países produtores;, disse Pires.;Se o cenário ficar com barril entre US$ 70 e US$ 75, o combustível pode subir até 10%. Mas não é simples aumentar a gasolina no país. É uma comoção geral. E há sempre aquela ameaça de greve de caminhoneiro com alta do diesel. Vai ser uma prova de fogo para a Petrobras;, avaliou o diretor do Cbie. Se não houver repasse, isso pode afetar a rentabilidade da companhia e inviabilizar a privatização das refinarias. ;Hoje (nesta segunda-feira ; 16/9), o mercado está acreditando que vai ter repasse, tanto que as ações da Petrobras estão subindo. Se lá na frente o preço do barril cair e não houver aumento nas refinarias, os papéis da estatal vão se desvalorizar;, acrescentou.
De acordo com o professor Maurício Canêdo, da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV), a Petrobras não repassará de imediato a alta de preços para o mercado doméstico, em produtos como gasolina e diesel. O motivo é a política de repasse da estatal, que transmite o preço aos revendedores no intervalo de, no mínimo, 15 dias entre as variações. ;A política recente é de autonomia, ou seja, repassar o preço do mercado internacional para o doméstico. Mas não é diário, apenas se a oscilação for perene;, assegurou.
Reservas
Canêdo alertou, ainda, que o aumento do preço do petróleo é benéfico, para quem vende, ou seja para a Petrobras, que é exportadora da commodity, mas ruim para os consumidores brasileiros. ;À medida que o preço do petróleo aumenta, o valor das reservas também cresce;, disse.O coordenador do curso de Ciências Econômicas do Instituto de Ensino Superior de Brasília, Riezo Silva Almeida, explicou que, mesmo o repasse da Petrobras não sendo instantâneo, os postos de gasolina possuem autonomia para elevar os preços. ;Normalmente, o ofertante prevê o aumento e tenta adiantar o lucro para manter o consumo;, explicou. Foi justamente o que ocorreu em Brasília, onde vários postos reajustaram os preços nas bombas nesta segunda-feira (16/9).
Paulo Tavares, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF), assinalou que os postos de gasolina de Brasília não estavam repassando o preço das refinarias para o consumidor por conta de uma guerra de preços entre os estabelecimentos. Além disso, ele ressaltou que a margem de lucro dos revendedores de combustíveis é muito baixa, principalmente quando relacionada com a carga tributária do setor. ;Quem estava vendendo a R$ 4,09 tem 2% de lucro por litro. Quem vende à R$ 4,40 tem 10%. É uma margem de lucro bruto muito aquém do que recomenda o próprio governo;, justificou.
Segundo Tavares, a única forma de aumentar o lucro dos revendedores e baixar o preço dos produtos é a reforma tributária. ;A política tributária do Brasil é semelhante à de países que não produzem combustível. Aqui, não é interessante diminuir o imposto, porque o país perde arrecadação;, disse.
* Estagiários sob supervisão de Rozane Oliveira
- Variação dos preços no DF (em reais)
- Postos / 8/8/19 / 16/9/19
Petrobras ; Posto da Lava Jato / 3,989 / 4,319
Petrobras ; Eixo W 106 Sul / 3,999 / 4,319
Petrobras ; Eixo W 109 Sul / 3,999 / 4,199
Petrobras ; Eixo L 214 Sul / 3,990 / 4,310
Petrobras ; Eixo L 212 Sul / 3,999 / 4,319
JarJour ; Eixo L 210 Sul / 3,989 / 4,319
Petrobras ; Eixo L 207 Sul / 3,989 / 4,319
PB ; Eixo L 206 Sul / 3,989 / 4,189
Melhor ; Eixo L 204 Sul / 3,989 / 4,199
Petrobras ; Eixo L 202 Sul / 3,989 / 4,199
Ipiranga ; Eixo L 204 Norte / 3,999 / 4,359
JarJour ; Eixo L 206 Norte / 3,939 / 4,319
Petrobras ; Eixo L 208 Norte / 3,939 / 4,319
Ipiranga ; Eixo L 210 Norte / 3,939 / 4,459
Shell ; Eixo L 212 Norte / 3,939 / 4,419
Petrobras ; Eixo L 214 Norte / 4,299 / 4,419
Ipiranga ; Eixo W 115 Norte / 3,939 / 4,459
Petrobras ; Eixo W 113 Norte / 3,939 / 4,399
Ipiranga ; Eixo W 112 Norte / 3,939 / 4,419
Petrobras ; Eixo W 107 Norte / 3,939 / 4,419
Petrobras ; Eixo W 103 Norte / 3,939 / 4,409
Petrobras ; SIG Quadra 3 / 3,959 / 4,419
Shell ; SIG Quadra 3 / 3,959 / 4,419
Garantia ; EPTG / 3,899 / 4,079
Vtex ; EPTG / 3,897 / 4,077
Ipiranga ; EPTG / 3,899 / 4,079
Petrolino ; Taguatinga Centro / 3,879 / 4,069
Nenen;s ; Taguatinga Centro / 3,950 / 4,099
Shell ; Taguatinga Centro / 3,999 / 4,099
Petrobras ; SIA Trecho 1 / 3,899 / 4,079