Economia

Gastos com segurança no comércio cresceram 331% nos últimos dez anos

Dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta sexta-feira (6/9)

Maria Eduarda Cardim
postado em 06/09/2019 19:03
O economista da CNC Fábio Bentes, responsável pela realização da pesquisa Nos últimos anos, o crescimento da violência influenciou mudanças em diversos setores da sociedade. No comércio varejista, por exemplo, os gastos com segurança cresceram 331% nos últimos 10 anos. O número supera o percentual de aumento de vendas do setor no mesmo período, que foi de 245%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6/7) por uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A boa notícia revelada pelo estudo é que os quatros estados analisados ; São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul ; registraram quedas no prejuízo causado por roubos de cargas e roubos a estabelecimentos comerciais em relação ao 1; semestre de 2018. O prejuízo de São Paulo, estado que mais sofre com os roubos entre os quatro, diminuiu em 18%. No Rio de Janeiro, a queda foi de 22%, em Minas, 32%, e no Rio Grande do Sul, 26%.

Apesar da retração do prejuízo, o economista da CNC Fábio Bentes, responsável pela realização da pesquisa, afirma que o número ainda é alto para o setor do comércio. ;Medidas de coordenação entre as forças de segurança estão surtindo efeito no sentido de reduzir esse tipo de crime. Olhamos de forma positiva, mas se a gente contextualizar isso esse prejuízo ainda é muito grande;, avalia. Juntos, os quatro estados analisados somaram R$ 7,61 bilhões de prejuízo apenas no primeiro semestre do ano.

O economista afirma que o consumidor também é atingido diretamente pelo problema. No Rio de Janeiro, o aumento de 1% no número de ocorrências envolvendo o comércio implica em um aumento médio de 0,34% nos preços. ;Com isso, percebemos que a criminalidade que afeta o comércio não é só um problema social, é um problema econômico, porque gera custo para o comércio e até mesmo para o consumidor;, explica.
Para atenuar a violência e diminuir os prejuízos, os empreendedores optam por contratar empresas privadas de segurança ou seguros melhores para as lojas, mas dessa forma também desembolsam mais dinheiro. ;Você corrige um problema, mas tem que incorrer a serviços privados de segurança. Logo, isso vai influenciar no preço dos produtos vendidos;, afirma.

Mudança na forma de empreender

A violência afeta até mesmo na maneira das empresas de empreender. ;Algumas desistem mesmo de empreender por causa do custo de operação, que está mais alto. Isso acaba sendo um obstáculo adicional;, indica. Outras empresas pensam duas vezes antes de abrir uma loja física e preferem investir no universo online. ;O online emprega muito menos gente do que loja física;, lembra o economista.

Ainda de acordo com a pesquisa, o método de abordagem mais usado para o roubo é o assalto com ameaça ao condutor e os produtos mais roubados são, respectivamente, alimentos e bebidas, combustíveis, eletrônicos, cigarros e medicamentos.

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