O IBovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), opera em alta nesta quinta-feira (5/9). Por volta das 11h20 o índice chegou a subir quase 2% com 103.247 pontos. Pela manhã, investidores se mostraram animados com o encontro marcado entre Estados Unidos e China em outubro, para tratar o acordo comercial. O índice acelerou os ganhos com a fala do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a redução estrutural dos depósitos compulsórios.
A declaração levou a entender que o governo brasileiro pode injetar mais dinheiro na economia por meio da liberação de compulsórios. A fala ecoou de maneira positiva no mercado de ações dos bancos Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil e Santander, que subiram fortemente.
O dólar comercial opera em baixa, por volta das 13h20 recuava 0,24%, cotado a R$ 4,09. O noticiário dá continuidade a onda otimista do mercado da sessão anterior, com a aprovação do relatório da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, os dados positivos da China, as chances menores de um Brexit sem acordo e as falas dos dirigentes do Federal Reserve (Banco Central Americano), que podem sinalizar novo corte de juros.
* Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader